Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Tortura física e psicológica no ambiente trabalho gera condenação

A Heinz Brasil S.A foi condenada a pagar indenização a funcionário, que participou de "teste motivacional", organizado pela empresa, e foi obrigado a caminhar descalço sobre brasas.

há 5 anos

Heinz Brasil foi condenada a pagar uma indenização de 44 mil reais a um funcionário que participou de um "treinamento motivacional" nada usual.

O treinamento consistia em colocar os participantes para andar no carvão em brasa.

E quem não cumprisse a prova, receberia balde de água com gelo na cara e passava a noite em clara.

O juiz que decidiu o caso ressaltou, na sentença, detalhes trazidos como provas aos autos.

Primeiro, o funcionário foi submetido à tortura física e psicológica, sendo obrigado a caminhar descalço sobre brasas, sob a música Fireworks e em “ordem unida” (jargão utilizado pelas forças armadas).

A atividade “motivacional” foi admitida pela empresa, mas não foi considerada como tal pelo juiz, que chegou a resgatar o significado da expressão: “ato de motivar, de despertar o interesse, feito para motivar, para fazer com que alguém se sinta motivado, entusiasmado, interessado”.

Como fundamento da decisão, o juiz alegou afronta à dignidade da pessoa humana, inconcebível numa comunidade em que se espera um mínimo de civilidade e de bom senso.

Ficou evidente o constrangimento sofrido e a humilhação a que foi submetido o autor da reclamatória trabalhista.

Apesar de ter admitido a prática, a empresa recorreu da decisão.


* Fernando Sousa da Cunha Bastos, advogado do Reclamante.

  • Publicações6
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações687
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tortura-fisica-e-psicologica-no-ambiente-trabalho-gera-condenacao/682334399

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Preciso de informações continuar lendo

Pode trazer maiores informações sobre a decisão, como qual o tribunal de origem, data da publicação, número do processo, etc? continuar lendo

Se comprovada a queixa do reclamante, a indenização é muito pouca, como CASTIGO para a empresa. Por ser uma "conhecida" empresa no mercado nacional, isso jamais deveria ocorrer. O profissional da área motivacional (?), responsável por isso, não deve ser uma pessoa NORMAL. Eu também gostaria de saber mais detalhes desse Processo, mesmo que por "curiosidade". continuar lendo